Correio Popular Notícia



PLANO ESTADUAL
Ministério da Integração orienta técnicos de Rondônia

Data da notícia: 2015-12-10 10:52:16
Foto:

(Da Redação) No terceiro dia de trabalho e discussão do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PEDS), um grupo de 30 técnicos de vários órgãos do governo estadual participou de um treinamento, ontem (9), na sede do Instituto Federal de Educação (Ifro) em Porto Velho, ministrado por técnicos do Ministério da Integração Nacional (MI) sobre o Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR).

Orientado por André Carneiro e Cléber Aguiar, técnicos do MI, o treinamento revelou um sistema de importância mútua, visto que o ODR possui funcionalidades e bases de dados estratégicos para pesquisas sobre desigualdades regionais. Do lado do governo federal, ele é usado até como meio de fiscalização da execução de seus programas em andamento por todo o País, subsidiando, por conseguinte, a avaliação dos recursos aplicados na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), e possibilitando o monitoramento de cada ação governamental.

Por seu turno, o estado de Rondônia só terá benefícios com o cadastramento junto ODR, já que passa a integrar uma grande rede de informações com acesso a ferramentas de análise comparativa com seus próprios dados, podendo ainda manter um vínculo ativo de monitoramento de todas as políticas públicas para sua região, além de permitir a geração de mapas de evolução que apresentam a série atualizada dos indicadores econômicos e sociais.

Segundo Carneiro, este é um sistema essencial para a promoção do desenvolvimento, uma vez que favorece aos governos em todas as esferas ? federal, estadual e municipal ? meios para o desenvolvimento equilibrado, a redução das diferenças estruturais que caracterizam cada região, possibilitado, por fim, a promoção da igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente do local em que vivem.

O sistema do ODR Rondônia passa a ter um conjunto de informações e indicadores atualizados sobre o estado e sobre o Brasil ? o Observatório precisa ser municiado com informações locais -, podendo dispor de dados precisos sobre educação, saúde, clima, meio ambiente, água, estradas, produção agropecuária, piscicultura, segurança pública e outros, possibilitando mais confiabilidade e rapidez ao planejamento das ações do governo.
Com informações de Cleuber R Pereira ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1514 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.